domingo, 16 de janeiro de 2011

Íris: Cores que assentam na perfeição

 

A maior parte das pessoas elogiam-me quando uso sombras azuis, verdes e roxas. No entanto, acrescentam quase sempre: 'A mim essas cores não me ficam nada bem!' Claro que não! Nunca sequer se atreveram a experimentar... Por isso, hoje decidi voltar um pouco à infância e falar de cromatografia. Mais precisamente sobre sombras que favorecem a cor dos nossos olhos. 
A imagem em cima é uma roda das cores. Eu tenho uma e é sempre útil quando quero mostrar às minhas amigas que o azul fica bem a quem tem olhos castanhos e os castanhos ficam bem a quem tem olhos azuis e por aí fora! Hoje vou poupar-vos à minha ladainha e vou directa ao que interessa!


Fico bem assim??
As sombras que escolhemos usar devem favorecer a cor da íris. Ao contrário do que muitas gente pensa não tem exclusivamente a ver com a cor da pele ou do cabelo (no entanto, estes factores têm algum peso e falarei sobre isso num próximo post).

Olhos azuis - As sombras que mais favorecem as pessoas com olhos azuis são cores que contrastam com a cor da íris. No caso dos olhos azuis as sombras que pertencem ao grupo do laranja são as que assentam melhor, por isso, aconselham-se sombras das seguintes cores: ocre (amarelo acastanhado), cobre, terracota (cor de barro - rosa velho/acastanhado), castanho, pêssego e cinzento. O azul escuro também pode ser usado (e ficará bem) porque irá fazer sobressair o azul da íris. Delineador de olhos preto ou castanho fica espectacular em olhos azuis.

Cameron Diaz a usar delineador castanho
Olhos verdes - O grupo de cores que mais favorecem os olhos verdes são aqueles que pertencem ao vermelho ou que têm uma base com bastante vermelho. Portanto, as sombras com um tom avermelhado, violeta, cor de vinho, preto com reflexos avermelhados e rosas ficam sempre bem (o rosa é uma excelente opção para o dia). 

Kate Hudson a usar rosa
Olhos castanhos - Seguindo a tabela das cores ou a roda das cores, o castanho parece 'órfão' porque não tem uma cor complementar. No entanto quase todas as cores ficam bem a olhos castanhos! Para intensificar a cor da íris deve optar-se por cores como: roxos, verdes (particularmente o pistáchio) e azuis. Os tons castanhos como chocolate e taupe (castanho acizentado) também ficam a matar!

Eve com sombra azul. I'm loving it!
Olhos avelã - Como os olhos avelã têm tons de dourado, castanho e verde, as sombras que mais favorecem olhos cor avelã são as: azuis, violetas, roxo e vermelho. Para fazer sobressair o avelã da íris deve optar-se por verdes-azeitona, verdes-esmeralda, dourados e tons de laranja. 

Rihanna com sombra roxa azulada
Hillary Duff a usar um verde-azeitona
Neutros
As cores neutras como cremes, beges, taupes  (castanho acizentado) e castanhos podem ser usados, e ficam lindamente, em qualquer olho independentemente da cor da íris. Neutros quentes - aquelas sombras que contêm mais pigmentos amarelos - são indicados para olhos castanhos (claros a médios), verdes e avelã. Enquanto que os neutros frios - aquelas sombras que contêm mais pigmentos azuis - ficam melhor a pessoas cuja cor de olhos é castanho escuro, azul, cinzento, verde (com bastante castanho) e avelã (também com bastante castanho). 

Kim Kardashian com maquilhagem neutra
Dica: Antes de comprarem qualquer sombra, testem-na na mão. Algumas sombras parecem muito pigmentadas mas quando aplicadas no olho quase que desaparecem. Para evitar surpresas o melhor mesmo é  testar a qualidade na mão. 

Espero que de alguma maneira este post tenha esclarecido algumas dúvidas. Um dos próximos posts será sobre os tons (sombras, blush e batons) que assentam melhor a cada tom de pele. 

Nota: A informação deste post foi maioritariamente retirada do livro de maquilhagem da Jemma Kidd  'Make Up masterclass - Beauty bible of professional techniques and wearable looks'. Recomendo vivamente este livro!

Fiquem bem** 



2 comentários:

  1. Adorei o post, vou seguir :)

    Para responder:
    Eu também tenho algumas paixões, umas bastante dispendiosas outras nem tanto ;b
    Não, eu não tenho nenhum daqueles modelos, até porque (pode ficar surpreendida por saber) tenho apenas 13 anos xD Mas é um dos meus sonhos, poder pelo menos tocar em algum daqueles modelos :)
    Beijinho :*

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito deste post:-)
    Tenho os olhos castanhos e nunca sei que sombras é que ficam bem, então uso sempre um tom neutro, agora vou arriscar e experimentar outros tons.

    Merci, vou seguir:-)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário :)

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...