sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Dedo na ferida - As marcas e a influência dos blogs

Imagem DAQUI

A influência que os blogs/bloggers têm, é um assunto sobre o qual ,um dia, ainda gostaria de me debruçar mesmo a sério ;) Hoje irei expor, superficialmente, a minha opinião mas o propósito deste post é ouvir o que vocês têm a dizer. É inegável que nos últimos anos houve um boom de blogs de beleza, no qual o MakeUp Blah está incluído. O que me motivou a iniciar um blog foi a paixão que sinto pela maquilhagem. No início, quando praticamente ninguém me lia, eu não fazia a menor ideia que, por exemplo, iria/poderia receber propostas de marcas cujo objetivo seria dar exposição aos seus produtos...

O tempo foi passando e o MakeUp Blah foi crescendo. Neste espaço, ainda hoje, gosto de falar sobre os produtos que suscitam o meu interesse, aqueles pelos quais me apaixono, aqueles que me 'deixam em pulguinhas'. E não gosto nada, nada de perder tempo a falar de produtos que me desiludiram... De vez em quando, falo sobre produtos que me enviam. Não vejo qualquer mal nisso: uma marca envia um produto e o mínimo que eu posso fazer é dar-lhe alguma exposição, é dizer 'recebi este produto'. Mas o meu compromisso com as marcas acaba aí. Pois se eu não gostar do produto não haverá maneira de me porem a falar bem dele, muito menos aliciar os leitores a comprarem o produto!

As marcas...

A relação marcas-blogs pode ser muito estranha. Consideremos:
  •  Há marcas - infelizmente ainda existem muitas - que ao enviarem meia dúzia de produtos a um blog pensam que estão a fazer um favor à blogger, pensam que a estão a mimar e que a obrigação da blogger é falar sobre o produto e de preferência falar bem! Esquecem-se, portanto, que se fizessem publicidade numa revista ou na televisão iriam ter de abrir - e bem! - os cordões à bolsa. Hoje em dia as probabilidades de alguém comprar um produto que 'viu' num blog são as mesmas, se não maiores!, que comprar um produto que foi publicitado numa revista ou na televisão. Estou enganada?
  • Há marcas que não fazem uma seleção dos blogs a quem enviam os produtos. Não estou a falar do número de seguidores que o blog tem (pois isso nada tem a ver com a qualidade do blog...). Estou a falar, por exemplo: o produto que querem publicitar irá suscitar interesse ao público-alvo de 'x' blog? O conteúdo do blog está relacionado com o produto enviado?  O blog faz uma exposição justa do produto - falando das suas características, fornecendo informações relevantes para os leitores -  ou todos os produtos que a/o blogger recebem são 'lindos e ótimos'? Neste sentido, e na minha perspetiva, há marcas que ainda falham quando têm todos os instrumentos para fazerem uma seleção mais rigorosa. Eu já recusei, educadamente, propostas pois considerei que a marca/produto não se identificava com a 'personalidade' do blog, isto é, com a minha personalidade...
Estas são apenas algumas das questões sobre as quais penso de vez em quando... Não vou ser cínica ao ponto de dizer que não me sabe bem receber produtos de uma marca. Mas acreditem que esse não é o 'motor' que põe o Blah a trabalhar até porque 95% dos produtos que tenho são comprados com o MEU dinheiro. 

Os leitores...

Acho que os leitores hoje em dia estão mais atentos e conseguem distinguir quando um(a) blogger está a dar uma opinião sincera e quando uma opinião é parcial... Eu enquanto leitora de outros blogs e grande apreciadora de maquilhagem frequentemente procuro informações sobre determinados produtos antes de o comprar e é claro que também acho estranho que TODOS os produtos que determinados blogs recebem são, invariavelmente, 'ótimos', ou 'excelentes', ou 'fantásticos'... Cabe a cada um de nós definir uma linha...

Mas nem tudo são más notícias. Depois há aqueles blogs nos quais podemos confiar quase cegamente. Há aquelas marcas que se preocupam em acompanhar o trabalho do(a) blogger depois dos produtos terem sido enviados. Há blogs portugueses que sigo religiosamente e que raramente me dececionam pois sei que a opinião que foi dada naquele post foi sincera, não foi moldada pelo facto da(o) blogger ter recebido os produtos. Quando gostam dizem-no com todas as letras, gritam-no aos quatro ventos e quando não gostam expõem os motivos, dizem o que para eles não funcionou. No mundo da maquilhagem nem tudo é branco ou preto e um produto pode ter tanto de bom como de mau, pode funcionar para uma pessoa e não funcionar para outra...

Raramente peço isto mas estou mesmo interessada em saber o que vocês pensam. Por isso, se geralmente leem o Blah mas não deixam comentário, hoje peço-vos: deixem-me ouvir-vos :)

  1. Já compraram algum produto sobre o qual EU dei uma opinião favorável/deixaram de comprar no caso de ter dado uma opinião desfavorável?
  2. Vocês são influenciados pelos blogs?
  3. O que acham da relação 'marcas-blogs'?

***

38 comentários:

  1. verdade! antes de comprar, principalmente maquilhagem, leio os blogs. Valorizo os que dão sempre a sua opinião sincera e isso percebe-se!

    ResponderEliminar
  2. Se há coisa que não percebo é porque nos limitamos a dizer bem quando existe o mau também.

    Uma das coisas que me orgulho é que não me limito a mostrar apenas o que gostei, mas sim aquilo que não funcionou comigo e que não gostei. Já perdi parcerias com isso é vrdd, mas a minha opinião prevalece.

    Eu chego ao cumulo de visitar blogs em que tudo o que experimentam e se calhar a blog apenas publicita o que gosta, mas para quem está de fora começa associar a uma "publicidade comprada" mesmo que não o seja.

    O que eu recebo das marcas faço questão de publicar, mesmo sendo bom ou mau, se depois perco a parceira? Não me preocupada nadinha...

    Em relação a opiniões das blogueiras, recorro muito mais aos blogs para revisões e comprar algo do que revistas/TV por exemplo :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Muito sinceramente, concordo com tudo o que disseste, desde a influência cada vez mais dos bloggers como a falta de rigorosidade das marcas ao selecionarem blogues. Na minha opinião, ficariam muito melhor servidos se se dessem ao trabalho de analisar o blog em questão do que se deixarem simplesmente por olhar para a caixa de seguidores.
    Eu quando pretendo adquirir algo, venho logo informar-me aos blogues! É impossivel não sair da blogoesfera com uma opinião formada - seja ela boa ou má sobre certo produto. E foi essa um dos meus maiores motivos para criar o meu cantinho: dar a minha opinião sobre os produtos que vou obtendo. Sendo que revendo Avon, é normal que fala mais deste pois tenho mais facilidade em adquri-lo. E ás vezes podem pensar: 'Ah, tu só falas bem desse produto porque vendes essa marca'. A questão é que isso não é verdade, simplesmente aborrece-me falar sobre produtos que não gosto, sejam lá de que marca for (mas já falei de uns quantos ou tanto que não me agradam xP).
    Bom post! Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  4. Alô Maria, por acaso nunca deixei de comprar/comprei algo que tenhas falado aqui no blog apenas porque não calhou! Sem duvida que se estou interessada em algo pesquiso previamente na blogosfera por algumas revisões do tal produto!
    Em relação a "marcas-blogs" acho que muitas bloggers ainda reagem da maneira que as marcas mais esperam! Com mil e uns obrigadas e todos os produtos são de excelente qualidade e com uma duração formidável, e os produtos são todos uns "must have's". Gosto de Blog's sinceros e é por isso que procuro numa review!
    Bom post gostei muito! :D
    Beijinhos :*
    Lily

    http://lilymakeuplover.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Percebo-te perfeitamente! Eu em três anos recebi duas vezes produtos para o cabelo e uma vez um gloss (dava para fazer uma T-shirt: "I wrote a blog and all I got was shampoo", LOL!) É raro escrever uma review negativa porque realmente raras vezes o produto é assim tão mau - as coisas diferem muito de pessoa para pessoa - e sempre é mais interessante escrever sobre algo que nos entusiasmou. Depois há coisas que fazem desconfiar, como por exemplo quando de repente quatro ou cinco bloggers começam TODAS a comprar na mesma loja online X, e coisa e tal... Não sou contra a publicidade, mas a mesma deve sempre ser claramente identificada como tal!

    Sobre a tua nano-mini-micro-sondagem: :D
    1. Sim, já comprei produtos sobre os quais deste opinião favorável (hello Inglot!)
    2. Às vezes...
    3. As marcas ainda acham que os blogs são uma forma de publicidade grátis. E muitas bloggers usam os "press release" das marcas como uma forma fácil de publicar fazendo "copy/paste", coisa que eu abomino!

    ResponderEliminar
  6. Minha deusa do ébano :P Sempre acutilante nas suas opiniões. :)
    Devo dizer-te que sempre que resolvo comprar algum produto (principalmente de beleza) procuro sempre reviews em diferentes blogs sobre o mesmo. Assim, posso dizer que me deixo influenciar pelas opiniões da blogosfera.
    Os artigos que recebo são quase sempre óptimos porque, tal como tu, recuso as parcerias de marcas que não estão à altura dos meus requisitos. Logo, corro o risco de parecer "borboletas e purpurinas" :P Raramente apreciei negativamente algum dos artigos que recebi, porque simplesmente não tinha motivos para o fazer.
    Quando o blog cresce surgem as propostas de parceria. Muitas pessoas acham que somos umas pedinchas, mas não funciona assim, cerca de 70% das minhas parcerias surgiram do contacto da própria marca, e tenho de recusar várias pelos motivos supracitados e mais alguns.
    Relativamente ao controlo que as marcas fazem das parcerias que estabelecem parece-me claramente insuficiente, uma vez que existem muitas bloggers que infelizmente não estão à altura dos desafios, mas que continuam a pedir mais e mais artigos. É inadequado que alguém que faça um esforço para publicitar dando a sua opinião tenhas as mesmas vantagens de quem se limita a colocar imagens do site da marcas com os links de compra e pouco mais.
    Dito isto, gostei muito do post :)
    Um beijão

    ResponderEliminar
  7. Este é um post interessante, ainda há algum tempo li noutro blog um post que falava sobre as críticas de cada blogger e se nos limitavamos só a postar as positivas ou também escrevíamos sobre as negativas. Eu acho que cada um escolhe e nenhuma escolha é errada, eu pessoalmente criei o meu blogue porque como a minha pele é um pouco problemática, gosto sempre de ler umas reviews antes de comprar o que quer que seja. E ler um parágrafo no makeupalley não era suficiente por isso decidi ser mais uma a contribuir para a comunidade de reviewers e swatchers que informam os futuros clientes, e assim ajudar a expor também alguns produtos que prometem tudo e não fazem nada, porque às vezes sinto que já experimentei o mundo inteiro x)

    Dito isto, sim, a opinião das pessoas que escrevem estas reviews e em quem confio é-me importante e influencia sempre um pouco a minha compra.
    Por acaso também ainda não calhou comprar nada daqui, mas houve definitivamente produtos que não conhecia e me interessaram :)

    Já na relação das marcas com os blogues não posso dizer muito sendo que não possuo uma, mas por vezes tenho receio que essa tal relação influencie os posts que leio. No entanto, acho que uma grande maioria das bloggers são sinceras e correctas na sua escrita.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Acho este tema super pertinente. Às vezes dou comigo a reflectir sobre estas coisas e, realmente, a questão das marcas é coisas que me intriga. Apesar de só ter criado o blog no início do ano, rapidamente me apercebi da forma simplista e redutora como algumas marcas olham para este mundo dos blogs que, no fundo, é um mundo repleto de potencialidades. Respondendo às tuas questões, já comprei várias coisas que fiquei a conhecer a partir de diversos blogs, muito por, tal como dizes, saber ver quando estou a ler uma opinião sincera, independentemente da origem do produto. Dizer que não somos influenciadas pelos blogs seria uma tremenda falta de noção - somos e não é pouco! Estamos constantemente a formar opiniões, seja sobre as bloggers, seja sobre os produtos.

    Beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  9. Achei este post bem interessante!

    E concordo contigo!

    Eu pelo menos não ligo á publicidade que é feita na Tv ou em revistas! Quando estou interessada em "X" produto pesquiso por reviews! E até para ser sincera houve algumas marcas que só conheci através dos blogs!

    Beijoca*

    ResponderEliminar
  10. Eu consulto a net, os blogs antes de comprar qualquer produto, é um facto. Mas também tenho visto coisas ridículas, algumas marcas de topo oferecem produtos ao blog da pessoa X, só porque o blog é muito lido, independentemente da pessoa ter 20 anos e o produto estar indicado para peles de 50. Assim torna-se desinteressante e a opinião não tem grande valor...Acho que as marcas deviam ter isso em atenção. Até porque hoje em dia a net é a forma mais eficaz de se chegar às pessoas, muito mais eficaz que a tv ou as revistas :)Beijocas :))

    ResponderEliminar
  11. Olá Maria,

    Sou mais influenciada por blogs do que gostaria! A maneira como os produtos são expostos levam muitas vezes a uma curiosidade que resulta na compra.

    Um dos teus posts que teve esse efeito em mim (o da curiosidade, ainda não teve da compra porque não há dinheiro xD ) foi o da Chanel Aqualumiere Foundation.

    Gostei do post!

    ResponderEliminar
  12. Olá
    adorei a tua opinião

    mas eu inseria outros pontos

    Muitas blogger´s falam bem em detrimento da sua opinião verdadeira

    falam bem para continuarem a receber produtos em casa.

    admiro MUITO, quem é imparcial e por consequencia respeita as suas leitoras

    muitas beijokas

    ResponderEliminar
  13. sinceramente este é mais um post para criar "polémica" e aumentar o número de comentários, enfim...

    ResponderEliminar
  14. @Patrícia André: Este é um post para partilhar opiniões. A minha opinião não é 'verdade absoluta' nem espero que toda a gente a partilhe... Há com certeza quem discorde de mim.

    Quanto ao número de comentários: estou feliz com os que tenho normalmente ;)

    ResponderEliminar
  15. Estamos em sintonia neste tema Maria =)

    ResponderEliminar
  16. os blogs influenciam muito na aquisição de produtos. geralmente queremos ver opiniões, antes de gastar mal o dinheiro! ... claro que depois.. não sabemos bem quais as opiniões a considerar, pois as marcas realmente influenciam bastante os blogs. :) mas este mundo é tão engraçado..há tanta coisa que podemos descobrir.. =)

    Continua a ser assim, o teu blog é fantastico!

    ResponderEliminar
  17. Vamos por etapas, claro que confio em alguns blogs na hora de decidir o que comprar (quando nos apetece tudo tem de existir ajuda né?), o teu blog faz parte dessa pequena lista em que confio cegamente, não só pela tua óbvia paixão por maquilhagem e conhecimentos que daí derivaram, como pela sensação desde o início de post sinceros e abertos.
    Acho que aqui já respondi um pouco sobre a influência, no fundo acabo por ser influenciada por poucos bogs, que confio, mas sempre quando já tenho desejo de comprar o produto e o blog ajuda a decisão. São raros os casos em que simplesmente vejo um produto num blog e quero-o, mas raros não quer dizer que nunca existam.
    Da relação marcas-blogs não o poderia ter dito melhor que tu :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Vamos por etapas, claro que confio em alguns blogs na hora de decidir o que comprar (quando nos apetece tudo tem de existir ajuda né?), o teu blog faz parte dessa pequena lista em que confio cegamente, não só pela tua óbvia paixão por maquilhagem e conhecimentos que daí derivaram, como pela sensação desde o início de post sinceros e abertos.
    Acho que aqui já respondi um pouco sobre a influência, no fundo acabo por ser influenciada por poucos bogs, que confio, mas sempre quando já tenho desejo de comprar o produto e o blog ajuda a decisão. São raros os casos em que simplesmente vejo um produto num blog e quero-o, mas raros não quer dizer que nunca existam.
    Da relação marcas-blogs não o poderia ter dito melhor que tu :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Não podia deixar de estar em sintonia contigo também como diz a pindérica =) e quanto às tuas questões sim também já fui SUPER influenciada por ti em compras mas isso é bom tá?
    2 . Claro que sou =)
    3 . O que eu acho... acho que ainda está a começar e que isto vai levar uma volta mas pronto pode ser só da minha cabeça...

    ResponderEliminar
  20. Concordo completamente com o que disseste, se toda gente (blgogers) pensassem e falassem assim não nos deparamos com blogs "super" "hiper" "bués" "horrores" de fantásticos, depois acontece eu comprar produtos com base nessas opiniões e incrivelmente detesto o produto que para muitas pessoas era a oitava maravilha do mundo. Por isso, já aprendi não faço aos outros o que me fizeram amim, gastar dinheiro por algo que não gostei e dou sempre opiniões sinceras no meu blog quer o produto seja dado ou não dado..As pessoas têm que aprender que para se dizer as verdades não é preciso ser grosseira, podemos perfeitamente colocar defeitos sem afectar o produto e as marcas deveriam ver isso como algo a melhorar nos produtos não como algo depreciativo... beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Eu acho que tanto sou influenciada pelos blogs como por vídeos, mas tb confio mais nos blogs em que percebo que são mesmo mesmo sinceros. E por ex há uma bloguer brasileira de que passei a gostar mais depois de ela ter feito a review daquele kit da sigma banhado a ouro. Já tinha visto várias reviews desse kit e todas diziam que ele valia a pena. Ora bem, a sigma só mandou esse kit a algumas bloguers, e aquela disse que não o compraria pq pelo preço nao compensava, para ter aqueles pinceis todos gastaria 200 e tal dolares, mas para comprar o kit gastaria mais de 500.

    Por acaso o teu blog acho que nunca me fez influenciar mto as minhas compras, mas tb é mto pq tu mostras marcas mais caras para o meu bolso, se não fosse assim, de certeza que era mais influenciada.
    Mas estou-me a lembrar de um "lápis" que tenho da kiko, que vi que tb tens, só que não me lembro se vi a tua review antes ou dps de eu comprar o lápis lol. Mas se foi antes, influenciaste sim :p

    ResponderEliminar
  22. Não preciso recuar muito no tempo para me lembrar de uma coisa que comprei influenciada por ti, a sombra fantasme da Chanel! É impossível não ser influenciada pelos blogs, afinal o que andamos aqui a fazer? Procurar imagens, opiniões, trocar ideias, mas sinceramente acho que toda esta busca e partilha faz com que compremos menos mas melhor. Adoro ler uma review de um produto que eu também tenha, gosto de ver como falam sobre ele se a minha opinião bate certo ou não. Por falar em influência, um exemplo bem recente é o bb cream da garnier para peles mistas/oleosas, sim eu sei que a maior parte dos blogs em que se falou dele o produto foi enviado pela marca, mas também acho coincidência demais toda a gente o tenha adorado, sinto-me fascinada e quero comprá-lo. Não sinto muita confiança nos blogs que dizem simplesmente que adoraram x produto sem mais comentários, acho superficial e não ‘aprendo’ nada com isso, sim podem dizer que adoraram mas acrescentarem as razões para tal adoração.

    ResponderEliminar
  23. Claro que já me influenciaste querida Maria porque confio em ti, da mesma forma que (creio eu) confias também no meu testemunho! Assim de repente a lingerie de peau da Guerlain, que amo. É que isto de ser blogger tem muito mais que se lhe diga do que dizer se algo é "bom" ou "mau"!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  24. Certos blogs levam-me a prestar atenção a determinadas marcas, mas gosto sempre de ser eu a experimentar antes de comprar e costumo pensar bem antes de comprar. Também que é bem fácil de distinguir os bloggers sinceros dos bajuladores e posso dizer que já deixei de ler alguns por causa disso, embora continue a ser seguidora e a ler os títulos que aparecem na listagem. O mais importante é mesmo dar uma opinião real ou, no mínimo, informar o leitor acerca das caraterísticas gerais do produto e, se for caso disso, mostrar imagens que comprovem o seu efeito. =)

    ResponderEliminar
  25. Claro que somos influenciadas pelos blogs! e ainda bem! Eu pesquiso muito e não me tenho desiludido! beijo

    ResponderEliminar
  26. Maria tudo na vida deve ser analisado de uma maneira ou de outra.
    Por vezes dou comigo a pensar que podia ter mais isto ou mais aquilo mas para quê? Quase já nem tenho tempo para o que faço agora.
    Adoro receber mimos, quem não gosta? Mas dai a até ser comprada, nem pensar. Nem eu nem o meu blog estão à venda!
    Falo do que quero e do que gosto e pronto. Detesto que mandem ou decidam por mim e não vai ser agora, neste grande mundo, que vou mudar de atitude.
    Se corre bem digo, se corre mal também. Falo sempre muito soft em ambos os casos mas faz parte da minha personalidade calma, paciente e pacifista. :P Só se me irritar violentamente é que a conversa já é outra, hehehehe.
    Tento ser o mais imparcial possível e isso é que importa. Pelo menos para mim.

    Beijinhos querida

    ResponderEliminar
  27. Olá. Descobri os blogues de maquilhagem não faz muito tempo. Como é um assunto que me interessa comecei a pesquisar sobre o assunto e fiquei surpreendida com o BOOM de blogues sobre o assunto. Fiquei, no entanto, agradavelmete surpreendida quando me deparei com o teu blogue. Fazes dele algo que vai para além dos outros, dando uma análise/opinião mais profunda sobre os produtos e o assunto da makeup em geral. Finalmete um blogue que não dá apenas um tratamento superficial ao tema. Tudo isto para dizer: parabéns pelo blogue.
    Quanto às tuas peguntas:
    1. Em relação à compra em si de algum produto... sim.
    2. Sim, posso considerar que me tenho deixado influenciar um pouco pelos blogues, na medida em que me chamam a atenção para determinadas marcas/novidades do mercado e, acima de tudo, tornam-se um meio de partilha de opiniões que, penso, é precisamente o que procuramos; algo mais para além da mera publicidade a um produto.
    3. Concordo contigo, pois considero que se assim não for as opiniões das bloguers não são verdadeiras e, mais tarde ou mais cedo, acabamos por deixar de seguir os seus blogues.

    ResponderEliminar
  28. Ora aqui está um tema complicado, não vejo qualquer problema em ler blogues em que sei que os produtos foram enviados para consideração, não me importo de os comprar mesmo assim mas para isso tenho que confiar em quem dá a opinião.

    Há blogues em que confio e outros em que não confio mas, isso é apenas a minha percepção, por vezes certa, por vezes errada.

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  29. Há blogs que sigo e em q confio e quando dão opiniões sobre produtos que desconheço, acabo por ficar curiosa e tomar nota. Por vezes acabo por comprar produtos,qdo são publicitados em vários blogs q confio.Tb acontece o contrário, querer comprar algum produto e procurar reviews nos blogs de confiança. Mas sinceramente, os blogs que dizem maravilhas de todos os produtos, deixa-me desconfiada.

    Bjs

    ResponderEliminar
  30. Levantaste aqui uma questão muito pertinente! Eu leio bastantes blogs de beleza e gosto de ler as reviews que fazem, aliás percebe-se bem quem faz um post sobre um produto do qual gostou genuinamente e quem faz só para ver se recebe mais qualquer coisa. Sinceramente não me deixo influenciar, muitas vezes fico com curiosidade e até posso ir a uma loja experimentar, mas são raros os casos em que compro um produto só porque determinado blog falou. No entanto existem alguns que são de muita confiança e que realmente nos mostram o produto muito melhor do que nos anúncios e algumas reviews de revistas! :)**

    ResponderEliminar
  31. Olá :) Finalmente tive tempo para ler este teu post com cabeça! ^^

    Concordo com tudo o que disseste, porém acho muito importante falar dos produtos maus que nós adquirimos. Eu pelo menos prefiro saber o que há de péssimo no mercado do que o que há de óptimo.

    Sinceramente, cada vez confio menos nas bloggers e, por consequência, questiono bastante a qualidade do produto x ou da marca y. Já apanhei bastantes desilusões com alguns produtos "mundialmente bons" e agora ou compro às cegas ou então procuro opiniões apenas na meia dúzia de blogs que confio. Se estes nunca tiverem testado o produto eu não procuro nem me deixo influenciar por outros blogs! Já aprendi que não vale a pena e que as desilusões, infelizmente, são maiores que as alegrias!

    Para mim, um blog que funciona à base de produtos dados, perde todo o interesse e já deixei de confiar em quase todas as "populares" por causa disso. É que depois há aqueles casos interessantes em que o produto é excelente e maravilhosos, mas meses depois estão à venda num blog sale por um preço simbólico e apenas foram usados 2 ou 3 vezes! :/

    Quanto ao meu blog, poucas são as coisas que recebo. Antes nem sequer me incomodava com o assunto, agora já acho que está na altura de receber umas coisas de vez em quando, mas obviamente não vou vender a credibilidade do Be Fashion por meia dúzia de trocos! As marcas não nos estão a fazer um favor, é mais um caso de simbiose e é como tu dizes, nós somos mais influentes que os tradicionais Media.

    Quanto às marcas, acho que só perdem quando dão um produto desadequado para a proprietária do blog ou para os temas que o blog foca.

    Por fim, respondendo às tuas questões:
    1- Ainda não, mas estás na lista da meia dúzia de blogs confiáveis e já andei a ver a tua opinião acerca da base Vitalumière Aqua e de outros produtos.
    2- Sim, sou influenciada pelos blogs em que confio. Os outros usos-os da mesma forma que uso uma revista. Na maioria dos casos não deixo de os visitar, mas também não mostro o meu feedback e nem compro só porque a menina x disse que era óptimo e maravilhoso.
    3- Acho que as marcas já estão a perceber o verdadeiro impacto dos blogs, mas ainda se preocupam bastante com o número de seguidores em vez de ligarem ao trabalho desenvolvido por cada uma de nós.

    Beijinhos e peço desculpa pelo enorme comentário.

    ResponderEliminar
  32. É engraçado que para além do post, neste caso, também tive vontade de ler todos os comentários lol

    ResponderEliminar
  33. Oi Maria,
    Eu já tive várias propostas neste sentido, mas não trabalho desta maneira. Explico que para anunciar no meu blog custa X, para publieditorial, custa X + Y e o publi fica por minha conta e risco, não aceito releases.
    Só não comprei produtos citados por vc pq são difíceis de encontrar por aqui, mas acho o seu blog confiável e compraria sem medo.
    Não compro produtos de publieditoriais feitos através de release, aliás, nem leio o tal post, pois acho releases muito chatos.
    Compro vários produtos indicados por blogs e até hj não me decepcionei.
    Bom final de semana!
    xoxo

    Gosto disto!

    ResponderEliminar
  34. Eu comprei o Rouge Artist Natural N45 influenciada por ti.Esse batom ainda não fazia parte do meu kit. Não descansei enquanto não o comprei...e ainda bem, temos sido inseparáveis, eu e o meu N45.;)

    ResponderEliminar
  35. Maria, é inegável que actualmente as marcas usam os blogues para a sua divulgação e markting (e sim, é verdade que graças a isso poupam muitos milhões), e concordo com aquilo que disseste. No meu caso pessoal, se eu notar/sentir coerência na opinião da autora do blogue ao longo dos tempos sobre os produtos que divulga, sou bem capaz de comprar o tal produto. Mas para isso acontecer, tenho que notar imparcialidade e notar que a autora "domina" e tem conhecimento mínimo acerca do produto que publicita (aqui dou mais valor a quem divulga o produto depois de o testar e bem). Não é por ser o teu blogue, mas aqui sinto isso, uma preocupação em falares com conhecimento de causa acerca do produto. :)

    Beijinho grande, minha Maria.

    ResponderEliminar
  36. Olá! Nunca comentei antes mas neste caso achei que o deveria fazer. Como leitora já frequento blogs de beleza há alguns anos, sendo que o primeiro foi o da Mimi quando ela ainda apenas tinha 2 posts. Actualmente sigo muitos e visito-os diariamente incluindo o teu :)

    Relativamente às tuas questões, eu comprei a base da chanel vitalumiere por causa do post que fizeste sobre ela, achei-o super completo, informativo, real, etc. Comprei a base porque precisava mesmo de uma já que não tinha nenhuma para o meu novo tom de pele e adorei. Se sou influenciada pelos blogs? Sinceramente já fui muitooo mais, antigamente tinha muita "vontade" de comprar quase tudo o que via nos blogs, hoje em dia não, só compro algo quando não tenho substituto ou se for algo de paixão mesmo como por exemplo uma sombra com uma cor linda ou algo do género. Isto porque comprei muita coisa que afinal não precisava, que não era assim tão boa, que se acabam por estragar, porque encomedava pela internet e a cor não era a certa ou fazia alergia, e porque agora prefiro qualidade à quantidade.. Na minha opinião, a relação "marcas-blogs" para a maior parte dos blogs veio para mim tirar personalidade a estes pois deixei de confiar em muitos blogs porque acabo sempre por descobrir que por exemplo a autora do blog diz "adoro este produto x, comprem porque vale mesmo a pena" e depois uns tempos recebe outro produto y e já diz que é esse que adora e que é esse o favorito e etc... Além disto, acho que há publicidade a mais, eu gosto de ler experiências reais e produtos que fazem a diferença e não um catálogo de produtos de marcas que pagam quer seja em produtos ou em dinheiro para publicar - já por isso é que detesto revistas de moda que são apenas publicidade.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  37. Ola querida blah,

    Em detrimento do teu pedido de opinioes, venho dar o meu e tambem os meus parabens pelo teu blog :) sou maquilhadora e o meu blog tem cerca de dois anos... comecou como modelo e hoje em dia vou da beleza a moda passando pela saude. como estudante de enfermagem, vejo-me quase na obrigacao de falar de coisas que tenho em mim serem importantes para as pessoas. nao basta dizer-se que um produto e optimo, maravilhoso.. ou pior ainda... passo-me por completo quando se comparam produtos de 2€ com produtos da MAC, por exemplo... e se diz que "e muito parecido o efeito" na minha opiniao, e muito sinceramente nao posso concordar. Por algum motivo os produtos teem diferentes precos, diferentes publicos. e tem de haver distinsao!! nem que seja na consistencia e/ou durabilidade. afinal de contas, para que servem as grandes marcas? Eu sou uma amante de maquilhagem... e gosto mesmo de experimentar uma infinidade de produtos para dar o meu feedback e, mesmo que nao seja tao positivo... explico os motivos que me levaram a tal decisao. mas falando na blogosfera... peso que isto nem sempre e tao linear... mas que este bloom de blogs irrita, confesso que irrita. hoje em dia qualquer uma e maquilhadora, qualquer uma faz videos e qualquer uma diz que os produtos sao otimos e maravilhosos... depois perguntas se sao testados em animais ou se teem vitamina E e nem isso sabem responder... algo que acho crucial na compra do produto. Mas isto aplica-se tanto a bloggers como a vendedoras de determinadas marcas de make up que nem sequer sabem quando se aplica um corretor ou uma base... ou quais os dois tons de base que existem.. isto e o mundo em que vivemos. mas passei mesmo para dizer que gostei do que escreveste e nao poderia deixar de concordar com a tua opiniao :)

    Um grande beijinho e votos de continuacao de um bom trabalho.

    ahh, ja agora, ha-se de me dizer quais sao esses blogs em que confias cegamente eheheh acho que ando a ver os blogs errados!! beijoquinhas , Rute M.

    http://beautymkay.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  38. Se há um determinado produto que estou interessada em experimentar, pesquiso em blogs que sejam da minha confiança, sim. E sim, procuro mais blogs do que revistas :) Na publicidade das próprias marcas, é tudo só vantagens e maravilhas e obviamente isso não é fiável. Já a opinião de alguém real que usou o produto, é mais útil.

    Mas tens razão, há bloggers que dizem mto bem dos produtos sem realmente o serem :S Na lista de pessoas que sigo não há muitas dessas pessoas, pq tenho o discernimento necessário para ver quem o faz ou não, e claro que não me interessa muito ler essas bloggers só de elogios ;)

    Em ti confio! :)

    Quanto a mim, não tenho parcerias nenhumas (nem sei como se fazem! lol), o blog é pequeno e não o criei para isso. Sempre gostei de partilhar partes do meu mundo, e criei o meu blog precisamente para partilhar quem eu sou em termos de beleza e moda, nada mais :)

    Se algum dia por algum motivo surgir alguma parceria, vão ter de gramar com a minha opinião sincera porque se gosto de ler reviews sinceras, tb gosto de as fazer. A honestidade p mim é uma coisa muito importante. Não gosto que me enganem, certo? Então tb não o faria.

    http://pprettyplease.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário :)

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...