quinta-feira, 12 de maio de 2011

Makeup Classroom: Já estão a corar?


Imagem: Igor + André
Há quem não consiga enfrentar o mundo sem ele e há quem passe bem sem ele! Independentemente da categoria em que cada um de nós se incluem, o blush é um dos melhores produtos para dar luminosidade e uma pitadinha de juventude ao rosto. No entanto, quando mal aplicado o resultado pode ser catastrófico. Neste post falarei sobre a melhor maneira de aplicar blush para obtermos o efeito que desejamos. Are you blushing already?



Em editorais o blush pode ser marcado, exagerado ou mal aplicado que o resultado é sempre mesmo: uma imagem forte, criativa, inspiradora. No entanto, para o dia a dia o melhor é sermos um pouco mais comedidas na aplicação do blush e optar por um ar mais natural. 

imagem: we heart it

 Tipos de blush

Os blushes podem ter variadas texturas e qual escolher depende - maioritariamente - da preferência de cada um. Os blushes podem ser em , creme ou stainPara dar ênfase às bochechas devemos optar por um produto que tenha algum tipo de brilho ou iluminador simplesmente porque as nossas bochechas merecem (precisam) de luminosidade. Os blushes mates 'envelhecem-nos', tornam as nossas bochechas mais flat. No entanto, este é um efeito desejável para quem tem as bochechas muito salientes - vai dar ilusão de bochechas menos proeminentes.



Como aplicar blush?

A imagem em baixo ilustra a zona clássica em que se aplica o blush. A grande vantagem de colocar o blush tão em cima é que favorece a grande maioria dos rostos.
 
imagem: Rae Morris

Um erro que cometemos frequentemente - ás vezes faço-o! - é sorrir para aplicar blush. NÃ NÃ NÃ - estou a abanar a cabeça :-P

O que não devemos fazer...

imagem: google images

Quando sorrimos para aplicar o blush estamos a criar pequenas linhas à volta dos olhos nas quais o blush não vai conseguir 'penetrar'! Isto quer dizer que quando relaxamos a cara ficamos com linhas que podem assemelhar-se a rugas. Resultado: iremos parecer mais velhas! Além disso, quando sorrimos - na mairoia de nós - o músculo que sobressai não é necessariamente o músculo da bochecha (o que sobressaia são as maças do rosto). Portanto se aplicarmos blush na zona que sobressai quando sorrimos iremos notar, quando relaxarmos o rosto, que o blush foi aplicado mais próximo da boca do que dos ossos da bochecha. Aplicar o blush mais próximo da boca é um truque que os make up artists usam para envelhecer um rosto, palavra de Rae Morris (maquilhadora porfissional).

Diferentes maneiras de aplicar blush

Para encontrarmos a forma de aplicar blush que mais favorece o nosso rosto temos de treinar em frente ao espelho :-) Toca a pegar no blush, no pincel - se aplicável - e divirtam-se! (imagens do livro de Jemma Kidd 'Make Up Masterclass')

Efeito 'envergonhada'



Efeito 'Boneca'



Efeito 'Alongado'


Efeito 'Radiante' - aplicação clássica

 

Para uma aplicação clássica do blush...
  • O blush não deve ser aplicado junto à linha do cabelo ou acima dos ossos da bochecha simplesmente porque não iremos ter espaço suficiente para esbater o produto;
  • O blush deve ser aplicado desde o meio da maça do rosto (aproximadamente 2 dedos desde o nariz), seguindo depois a linha dos ossos da bochecha. Não deve ser levado nem acima nem abaixo dos ossos da bochecha.

Nunca esquecer que....
  • A ponta do pincel - quando aplicável - não deve ser tão grande que nos impeça de controlar onde colocar o blush;
  • Devemos retirar SEMPRE o excesso de produto suprando ou batendo com o pincel. Lembrem-se que é mais fácil ir adicionando cor do que retirar...
  • Para uma aplicação perfeita um blush em pó deve ser aplicado sobre uma pele na qual um pó foi previamente colocado; Um blush em creme deve ser aplicado numa pele 'cremosa' - pele em que foi usada uma base líquida ou em creme por exemplo. Os resultados não serão os mesmos se utilizarmos um blush em creme numa pele onde foi aplicado pó. Para quem gosta de blush/bronzer em pó mas não gosta do efeito 'rosto com pó' pode optar pelos pós translúcidos. Deste modo o processo de esbater - blending - é mais eficiente.
Desculpem a quantidade de vezes que disse 'pó' neste último parágrafo e a quantidade de vezes que disse 'blush' mas há coisas que não se podem dizer de outra maneira :-)

Espero que estas dicas tenham sido úteis...

Qual é vossa maneira preferida de aplicar blush e qual é o vosso blush preferido?
***
Bibliografia: 'Make up Masterclass' by Jemma Kidd e 'Make up - The ultimate guide' by Rae Morris.

13 comentários:

  1. excelente post, adorei e aprendi muito, obrigado por partilhares connosco! :)

    ResponderEliminar
  2. @sweetcita: obrigada pelo comentário e é um prazer partilhar convosco :-) you girls make my day! **

    ResponderEliminar
  3. Post perfeito! Adorei as dicas...

    Beijinho,

    http://libelinhaamarela.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Mary, não sabes como é reconfortante ler aqui para não sorrir-mos, é que já me chamaram ignorante por ter dito isso mesmo ;/snifk snifk, é uma ideia já demasiado entranhada, vai-se lá saber porquê. Eu adoro blush, mais ainda que rímel, acho que é tão importante num visual. beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. @libelinha: ainda bem que gostaste :-)**

    ResponderEliminar
  6. Adorei!!! Eu sou daquelas que aplico a sorri! Aiiiii tótó ;)
    Mas mais vale tarde que nunca right?

    Obrigada!!

    ResponderEliminar
  7. @rosapirosa: baby, essas ideias, como tu dizes, estão de tal maneira entranhadas que é super dificil desmistificá-las, tirá-las da cabeça! até eu que sei que n se deve sorrir dou por mim de vez em quando a sorrir.. no entanto, a grande maioria das vezes aplico o blush a partir do meio da maça do rosto, sorrindo ou não. bjo**

    ResponderEliminar
  8. @Happy: é mesmo isso! mais vale tarde do que nunca :-) bjo**

    ResponderEliminar
  9. olha adorei o post. . ..eu uso blush e nunca sei muito bem como pôr e aqui tens umas imagens muito elucidativas :) muito bem :) obrigdaaaa :) continua com o excelente trabalho

    ResponderEliminar
  10. Muito bom o post!! E já aprendi uma coisa.. nada de sorrir!

    ResponderEliminar
  11. Mais uma vez muito obrigada pelas dicas maravilhosas. Blush é algo que nunca dispenso. Acho-o necessário para não ficar com aquela face artificial.
    O que eu uso é cremoso, mas não fazia ideia que SÓ se deve usar antes do pó... upss!!
    Amanha estarei melhor que hoje =)
    kss

    ResponderEliminar
  12. Como eu adoro estas classrooms e como aprendo sempre tanto nelas :) Mais uma fantástica, obrigada :)
    ***

    ResponderEliminar
  13. Fantásticas estas dicas! Eu aplico sempre o efeito boneca. Já o fazia sem saber que havia difarentes efeitos! E é incrível como o rosto muda, consoante a maneira como se aplica o blush!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário :)

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...