quinta-feira, 17 de março de 2011

Makeup classroom: Preparar ou não preparar?

foto: google images
A importância da preparação da pele é um factor muitas vezes ignorado... ' if you have an uneven skin texture to start with you'll have an uneven makeup to finish with...' (Rae Morris). Conheço pessoas que SÓ usam produtos topo de gama mas a maquilhagem não fica bem. Talvez vocês também conheçam um ou dois casos destes. A maquilhagem pode fazer 'milagres', só não os faz numa pele que NÃO foi preparada para a receber.

Para optimizar os resultados da maquilhagem, deveríamos coordenar os produtos tendo em conta o seu ingrediente base, isto é, produtos oil-based devem ser utilizados com outros produtos oil-based. Do mesmo modo, produtos water-based devem utilizados com produtos do mesmo género. Esta 'regra' aplica-se a todos os produtos - hidratante, base, corretor... 

foto: google images

Pensemos por um segundo: um hidratante à base de óleo não irá misturar-se com uma base à base de água! Este é um dos factores capaz de sabotar o resultado da maquilhagem - a make up aguentará pouco tempo - e no entanto, poucas pessoas pensam nisto...

Preparação da pele passo-a-passo

Passo 1
  • Limpe a pele com um produto com Ph neutro; é importante NÃO utilizar um produto que deixe uma película - como deixa, por exemplo, um hidratante;
Laura Mercier

Passo 2
  • Só utilize tónico se realmente precisar! Os tónicos só são necessários - antes de aplicar maquilhagem - quando a pele está com excesso de óleo ou se não tivermos tempo de lavar o rosto. Preferencialmente o tónico não deve deixar um resíduo capaz de influenciar a maquilhagem. 
Tónico da Clinique

Passo 3
  • Utilize um hidratante ou um primer (produto que prepara a pele para 'receber' a base), não é necessário utilizar os dois! Se aplicarmos duas ou três camadas de creme a maquilhagem irá, eventualmente, 'escorregar/deslizar', não irá ser 'absorvida'. É importante não colocar produtos hidratantes na pálpebra móvel - ao longo deste post explicarei porquê. Devemos garantir que pelo menos um dos produtos que colocamos contenha protector solar. 
Estee Lauder

Emergência - Preparação da pele em 2 minutos

Por vezes não temos oportunidade de limpar a pele devidamente e não temos nenhum tónico disponível. Nesses momentos devemos limpar a pele com toalhitas para bébés - sem álcool e sem perfume. Não devemos utilizar toalhitas desmaquilhantes uma vez que esse produto foi desenvolvido para retirar a maquilhagem e normalmente deixam um resíduo cremoso (isso seria o equivalente a colocar verniz por cima de removedor de verniz) portanto, a maquilhagem não irá ser aplicada apropriadamente. 

foto: google images
Preparação do olho passo-a-passo

A maior parte de nós não se apercebe de que a pálpebra é uma das zonas mais oleosas do nosso rosto. E como muitas de nós já aprendemos - da maneira mais difícil e menos glamorosa! lol - o óleo arruína completamente a sombra! Portanto, o excesso de óleo nas pálpebras deve ser removido... sempre...

foto: google images
Passo 1
  • Limpe as pálpebras com um um produto à base de água. Também pode utilizar toalhitas (sem álcool ou perfume). NÃO hidrate as pálpebras depois!
Passo 2
  • Agora levanta-se a questão... 'Coloco base nas pálpebras ou não?' Sim, sempre!Porquê? Se repararmos bem as pálpebras têm uma coloração azulada ou avermelhada. Quando se coloca base nas pálpebras anula-se esses tons azulados/avermelhados, conseguindo assim uma base neutra para que as sombras sejam o mais verdadeiro possível à sua cor.
Provas dos 9: Apliquem uma sombra na parte detrás da mão e apliquem a mesma sombra na ponta de um dedo... reparem na diferença de cor! Como todas as bases já contêm hidratante, essa é a única hidratação necessária. 

Passo 3
  • Gentilmente aplique pó translúcido nas pálpebras. No entanto, o pó irá 'empastar' se a pálpebra tiver demasiado óleo ou hidratante. 
Teste - Se acharem que estes passos não funcionam façam este teste: preparem um olho de acordo com as dicas que foram fornecidas em cima e depois apliquem sombra. No outro olho apliquem sombra como normalmente fazem - sem o preparar previamente - e vejam a diferença na maquilhagem no olho que foi preparado...

Nota pessoal: Apesar de ainda não seguir à risca todas estas sugestões, já adoptei algumas - nomeadamente a preparação da pálpebra para a sombra e só vos digo: QUE DIFERENÇA! O próximo passo será coordenar, segundo a componente base, os produtos que utilizo no rosto. 

- As imagens dos produtos na primeira parte do post são meramente sugestivos. Existem marcas que têm produtos a um preço mais acessível e que são igualmente eficientes. 
Este post foi baseado no livro 'MakeUp, The ultimate guide' da make up artist Rae Morris. 

My lovelies, mais uma vez espero que estas dicas sejam úteis. Parecem ser muitos passos mas facilmente se integram na nossa rotina. 

Alguma de vocês já segue estas dicas? Que outras dicas deixariam?
***







8 comentários:

  1. Querida, este post está fantástico os meus parabéns. Eu faço algumas asneiras, como a questão do excesso de hidratação da pálpebra e uso sempre hidratante e primer, coisa que vou tentar corrigir depois de ler este post^^
    Só não concordo com a questão de limpar a pele com um produto de pH neutro mas isto é uma guerra que vou sempre ter com o mundo da cosmética, e acho que quando usamos um pH neutro é quando mais precisamos do tónico para repor o pH fisiologico da pele. Mas não estou a criticar em nada, só a partilhar a minha filosofia ;P
    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  2. Adorei este post! Dicas mesmo muito boas!
    Algumas coisas faço, outras nem por isso...mas vou ver se começo a fazer ;)
    Gostei de conhecer o teu blog!*

    ResponderEliminar
  3. @Rosa: (sinto-me estranha em escrever rosapirosa! parece que estou a insultar-te! lol) Obrigada pelas palavras queridas :-) a tua opinião é mais que bem vinda e percebo exactamente o que estás a dizer. Por exemplo, quando estou com a pele muito seca - e tenho zonas em que pele 'escama'- sinto que a pele fica muito melhor se utilizar tónico e depois o meu hidratante, portanto para mim o tónico não é para usar quando tenho excesso de óleo! :-) Beijinhos**

    ResponderEliminar
  4. @L*: Se tiveres oportunidade experimenta e depois se for necessário ajusta às necessidades da tua pele. Eu confesso que aquela dica das pálpebras fez toda a diferença para mim :-) Obrigada pelas palavras simpáticas. bjo**

    ResponderEliminar
  5. ^^Podes chamar-me Pirosa à vontade, não me vou sentir insultada, prometo ehehe
    Em relação aos blushs acessiveis e de boa qualidade, fiquei curiosa, e fico à espera de um post sobre eles(abusadora eu).
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Adorei este post. Esse livro é realmente fantástico.
    Desconhecia essa de que nao convem misturar produtos à base de água com outros à base de óleo (confesso que aqui não sei bem como hei-de saber a que categoria pertencem alguns produtos, alguns não referem nada sobre isso..).
    Essa de não hidratar a pálpebra também não sabia.. quando ponho hidratante no rosto, costumo passar os dedos pelas pálpebras, vou deixar de o fazer! Quanto a pôr base nas pálpebras, isso sim, ponho sempre :D
    Obrigada por estes posts fantásticos!
    ***

    ResponderEliminar
  7. @Ana S: Obrigada :-) En quanto estava a escrever o post lembrei-me que talvez fosse difícil saber exactamente qual o componente principal do produto. O que eu sugiro - no caso do produto não referir - é perguntares no sítio onde compras se eles sabem. Se não souberem tenta ver na net, no site da marca - geralmente eles dizem quais são os ingredientes. Se ainda assim não ficares esclarecida, envia um email à marca a perguntar. É isso o que eu tenciono fazer. Ainda bem que gostaste :-)

    ResponderEliminar
  8. Adorei as dicas! Fantásticas! Não percebi muito bem uma coisa! Qd usamos primer não devemos por o hidratante normalmente? Eu tenho umas pálpebras muito oleosas ai se tenhooo! Isso do oil e water confesso que nunca tive atenção, ups!

    Bjinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário :)

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...