'Valha-me o divino!... Já tenho este batom!'
Esta situação já me aconteceu mais vezes do que seria desejável. É natural quando gostamos de determinada cor, ou mesmo tom, nos sentirmos imediatamente atraídos por um produto com essa cor/esse tom. O problema é quando, num momento de esquecimento total, compramos um produto que já temos... Já me aconteceu com batons e sombras. Como se isso não bastasse ainda há espaço para comprar produtos que têm, pelo menos, 95% de semelhança a outro produto que já faz parte da nossa coleção...
Mas eis que encontrei uma solução :)
Não fui em que tive esta ideia - mas bem que poderia ter sido porque é genial! - mas as boas ideias não são para desperdiçar e numa tarde que se adivinhava preguiçosa, peguei nos meus batons e delineadores e toca a fazer uma base de dados rudimentar... Rudimentar porque usei papel e lápis :)
A 'Base de Dados Rudimentar' consiste numa folha de papel, protegida por uma mica, em que tenho um swatch dos batons/delineadores e respetivas referências. Se estiver interessada num batom, por exemplo, mas achar que tenho um parecido levo as folhas comigo, faço um swatch do batom em que estou interessada naqueles lenços de papel disponíveis nas perfumarias e comparo com os batons que tenho. Se forem muito parecidos ou iguais, não compro. Assim poupo dinheiro e dores de cabeça por ter feito uma estupidez! lol
O que precisam?
- 1 folha de linhas;
- 1 folha branca;
- 1 lápis;
- 1 mica;
- batons/delineadores...
- Fita-cola.
1. Comecei por colocar a folha de linhas por baixo da folha branca. Isso permitiu-me escrever as referências dos produtos de forma direitinha, sem altos e baixos.
2. De seguida com um lápis, pois podem enganar-se a escrever, coloquei as referências dos produtos. Convém deixar um espaço considerável antes de começarem a escrever porque é aí que vão colocar o swatch. Se quiserem uma base de dados mais organizada antes de iniciarem este processo podem agrupar os produtos por tons/cores.
3. Colocam um pouco de batom/delineador antes da referência. Certifiquem-se que colocam na referência certa e que fazem um bom swatch.
4. Depois de permitirem os swatch secar ao natural por algum tempo, é altura de colocar a folha numa mica. Este passo permite colocar as folhas numa capa e assim ficarem arrumadinhas e ajuda também a preservá-las. Sempre que acharem necessário, basta levarem as folhas com vocês numa visita à perfumaria.
No caso de fazerem base de dados de glosses: Como os glosses não secam tão rápido como os batons e para manterem a cor 'viva' basta colocar um pouco de fita-cola por cima do swacth do gloss. A cor mantém-se perfeita e podem guardar a folha sem preocupações :)
E assim ficou...
A primeira vez que levei as folhas comigo pensei que fosse sentir-me constrangida mas isso não aconteceu :) Logo da primeira vez foi muito útil pois nos saldos da P & C deste ano apaixonei-me por um batom rosa da Dior que era 95% semelhante ao 'Génial' da Chanel que eu já tenho... Comecei logo a poupar :) Como eu tenho mais de 40 batons/glosses por vezes é difícil lembrar-me de todos. Assim, evito males maiores :)
O passo seguinte é fazer uma base de dados para as sombras mas para isso preciso de um tipo de papel diferente :)
O que acharam desta ideia? Já aconteceu comprarem um batom igual/semelhante a um que já têm?
***
***
Ai Maria, esta ideia é muito boa mas ainda não é útil para mim... Muito obrigada por partilhares, um dia hei-de necessitar de fazer uma lista como a tua...lolol
ResponderEliminarPS: Não te esqueças de a levar mesmo quando não fores com intenção de te perderes no mundo das pinturas. ;)
A ideia é mesmo genial Maria! Especialmente a da fita-cola. Já tentei fazer uma vez mas ficou uma valente borrada! Tenho de experimentar com a fita-cola.
ResponderEliminarBeijinhos
Isso e uma excelente ideia, também já me aconteceu chegar a casa e ver que tenho uma cor praticamente igual.
ResponderEliminarexcelente ideia!
ResponderEliminarAmei a ideia ! Tenho de fazer uma também ... Pra andar sempre com ela na pasta . Nunca se sabe quando me apetece uma visita súbita ao fórum !
ResponderEliminarAcho que vou fazer isto, que ideia brilhante!
ResponderEliminarBeijinhos
excelente ideia! e fica tão engraçado =)
ResponderEliminar*
ana
eu fiz igual mas para os vernizes :) bjinhos querida
ResponderEliminarOi Maria,
ResponderEliminarTodo mundo diz que tenho muita maquiagem, mas depois deste post me senti uma pobrezinha perto de vc!
:)))
Gostei da sua técnica!
Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.
www.gosto-disto.com
A ideia é genial de facto!
ResponderEliminarAs maquilhagens dos teus tuturias estão incriveis, já sou seguidora do blog. Está de facto muito Bom.
Beijinhos, Tânia.
http://vintagedaily.blogspot.com/
Uma óptima ideia =)
ResponderEliminarNunca havia pensado nisso, ótima ideia.
ResponderEliminarBoa semana pra ti.
Beijinhos
Nai Melo
Maria, ainda não cheguei a esse ponto! ahaha
ResponderEliminarAinda consigo saber que maquilhagens tenho :)
Só faço isso com os vernizes, pois algumas marcas a referencia é com numero e não com nome o que fica dificil de decorar. Faço uma listinha no tlm e qd vou as compras vejo se tenho :)
Beijinhos
optima ideia sweetie! :) ja tinha feito algo do genero num bloquinho de notas, é mais travel friendly ehehe *
ResponderEliminarAahahaha muito bom! Ainda não preciso disto, mas se calhar um dia... LOL
ResponderEliminarPassei-te um blogger award no meu blog! Espero que não te importes!
Bjnhs,
RSantiago
Uau, extremamente organizada!!! Hoje comprei um batonzito em saldos na P&C. Bjinhos!
ResponderEliminarEstava a preparar um Post com a mesma Dica! lol Acho que é uma excelente dica e é muito mais fácil escolher e encontrar "Aquela" cor que procuramos!! :)
ResponderEliminarMesmo para quem tem poucos batons, é perfeito encontrar a cor perfeita sem abrir os 20 batons da gaveta!! :)
Kisses^^
Que ideia brutal...! :D Não vou precisar porque não tenho assim taaaaantos batons e glosses, mas é bem gira esta dica! :D
ResponderEliminarBeijinho*
Uma ideia fantástica, quantas vezes já acabei com duas coisas iguais...
ResponderEliminarBeijinhos grandes