sexta-feira, 15 de abril de 2011

Quando não há 'V' de Volta...


imagem: google images
Quando não há 'V' de Volta, deixa de haver 'E' de Empresta... Eu sei que não soa nada bem dizer isto mas aquela história de levar uma bofetada e dar a outra face já não me convence. Vamos por partes, qual será a parte doentia do nosso cérebro que nos dá o impulso constante de emprestarmos as nossas coisas quando sabemos que é pouco provável voltarmos a vê-las? Mais! Quem é que tem a cara de pau de voltar a pedir-nos algo quando ainda não devolveu a última coisa que tinha levado?!? Eu ainda conheço algumas pessoas assim...


Amiga anónima para mim: Amiga, emprestas-me? 
Eu: Claro que sim, deixa de ser parva!

Background: Tratava-se do meu batom super novo da Chanel. Lutei contra mim mesma durante uns dias para não comprá-lo mas perdi amor ao dinheiro e trouxe-o para casa. Só o tinha usado uma vez... Alguém quer adivinhar o resto da história?? Menos um batom, para eu aprender...



Esta poderia ser uma história com final triste. Mas não foi o caso. No passado, quando NÃO me devolviam o que eu emprestava eu tinha vergonha de pedir de volta, ficava sem jeito. Mas agora, por estes lados do Blah, a subtileza já não existe!

Eu para amiga anónima: Tive uma ideia mesmo boa! E se me devolvesses o batom que te emprestei há dois meses atrás?

Et voilá! Fez-se magia e agora aqui está ele, mesmo a tempo para a primavera! É tão lindo, não é? (Review e swatches do batom AQUI)


foto: temptalia
Estas situações são sempre complicadas, nada fáceis de gerir. Por um lado quero muito emprestar - e empresto desde que o objecto em questão não saia do meu campo de visão ou do perímetro da minha casa - mas por outro lado não me apetece nada: 1 - ficar sem o que emprestei ou 2 - ter de andar a pedinchar vezes sem conta o que é meu! Com o tempo aprendi a fazer avaliações e a colocar as pessoas em categorias: aqueles que devolvem e aqueles que dificilmente se lembram ou admitem que lhes emprestámos alguma coisa. Para este último grupo só há uma resposta possível: Nem que a vaca tussa!

Amiga que não devolve: Empresta-me 10€, dou-tos amanhã...
Eu: Óóóó, a sério que emprestava mas só tenho 0,50€ na carteira... mas posso emprestar-te esta moeda, se te der jeito... - Isto dito com a maior cara de pau. Mas imaginemos que essa minha amiga sabia que eu tinha 10€. Talvez o melhor é ser sincera... 
Resposta 1: Sim, espera aí! (dito com sarcasmo) Empresto-te os 10€ quando me devolveres o dinheiro que me deves...
Resposta 2: Empresto-te mas devolves mesmo amanhã senão fico f***** contigo! É claro que a partir daqui é um risco, se o dinheiro vai regressar é uma incerteza...

Quando não quero que alguém use algo que é meu...
Ao revelar este meu pequeno truque estou quase de certeza a minar o meu próprio caminho. No ano passado, estava num juntar com um grupo de amigas e algumas caras que conhecia vagamente. Estávamos todas em alta cavaqueira, a falar sobre maquilhagem quando eu me lembro de tirar da carteira, cheia de orgulho, a minha mais recente aquisição. Que o batom era lindo eu já sabia, só não estava à espera que uma das caras que conhecia vagamente me perguntasse se o podia usar. Eu não queria nada que ela o usasse mas também não queria ser desagradável e parecer egoísta, então lembrei-me de dizer:
Emprestar empresto mas digo-te desde já que tenho herpes...

Fui muito mazinha??


imagem: we heart it
Best Friends Forever?
Aquela(e) que é meu amigo devolve-me as coisas sem eu ter de pedir (ou sem ter de pedir muitas vezes, pelo menos!). Aquela(e) que me conhece não fica ofendida/o quando eu a/o relembro que ainda não me devolveu algo. O que acontece quando alguém nos tenta 'passar a perna' constantemente?  Ás vezes, e por mais que nos custe, temos de ser objectivos e analisar as nossas 'amizades'. Tenho certeza que cada um de nós tem pelo menos um 'amigo' que agora mais parece um 'conhecido' ou é alguém com o qual já não nos identificamos. Por vezes é necessário saber abandonar uma 'amizade', quebrar afectos com alguém que já nos diz pouco, ser BEST FRIENDS FOREVER pelo tempo que o sentirmos e não em nome da quantidade de fotos de infância que temos juntas(os)...

Quando falo em não haver 'V' de volta, não falo apenas das coisas materiais... falo também de afectos, de relações, de amores... Quando não há 'V' de volta ou seguimos caminho ou nos propomos a lutar pelo que queremos mesmo sabendo que a batalha vai ser feia e provavelmente injusta...

imagem: we heart it
Uff, a conversa ficou um pouco pesada nos últimos parágrafos, não foi?? O que eu quero mesmo saber é se vocês têm 'amigas/os' que não devolvem as coisas ou amizades que já não fazem sentido... partilhem a vossa história, assegurem-me que não sou a única que sente isto.

Ficarei à espera das vossas histórias...
***




14 comentários:

  1. Eu tmb sou assim por acaso uma vez emprestei uma camisa e a verdade é que a pessoa em questão de vez em quando dizia. é pá tenho de te trazer a camisa... mas ainda não apareceu e à mais de 8 anos... lol regra geral invento uma desculpa e não empresto, pois se tenho as coisas é porque gosto delas e não as quero perder!
    bj

    ResponderEliminar
  2. Amizades que não fazem sentido, uma data delas, desde pessoas que eram as minhas melhores amigas e agora são completas estranhas. Quanto ao emprestar e nunca me devolvem eu cá não vou com meias medidas e peço de volta. Nessas coisas é mesmo o melhor!

    ResponderEliminar
  3. De todo, Maria Camélia das Jeitosas, não és a única a senti-lo.
    Custa bem mais quando acontece com coisas não paupáveis, mas é um abre olhos, faz sempre bem. ahaha adoro a do herpes, ainda assim acredito que haja gente com cara de pau suficiente para dizer "ah não faz mal, também tenho".

    ResponderEliminar
  4. ahaha só tu, fica para a próxima, mas também com tanto trabalho a moleirinha não dá para tudo. By the way, quem ficou babada com a tua resposta do post anterior a este fui eu^^ Obrigado, fui sincera*

    ResponderEliminar
  5. Oiie,
    Vim convidar você para participar do Sorteio do meu blog
    Uma Paleta de sombras de 120 cores
    Participe Clicando AQUI

    Beijos Querida !

    ResponderEliminar
  6. Uma altura também emprestei um pincel de eyeliner a uma pessoa mas com aquela sensação, vou emprestar e nunca mais o vou ver. E não é que até hoje ainda nao lhe voltei a por os olhos em cima .

    ResponderEliminar
  7. Eu cá sou uma pessoa que não sabe dizer que não, e isso traz-me alguns dissabores.. mas no que diz respeito à maquilhagem, não tenho esse problema porque as minhas amigas não partilham do mesmo gosto que eu. Só me acontece com vernizes, mas como eu só compro daqueles super baratinhos, às vezes acabo até por dar à pessoa que mo pediu emprestado (felizmente não acontece muita vez lol).
    Ri-me tanto com a parte do herpes xD Foi uma óptima desculpa! E que grande lata alguém pedir um batom (que eu acho uma coisa tão "pessoal") a alguém que é só "vagamente conhecido".
    Eu sou daquelas pessoas que evita a todo o custo e não gosta de pedir nada emprestado a ninguém, só em último caso.. e faz-me impressão aquelas pessoas que não têm vergonha nenhuma e com uma grande lata em pedir o que quer que seja a quem quer que seja. Enfim..
    ***

    ResponderEliminar
  8. Ah, e o batom.. é lindo lindo lindo! Coitadinha de mim se ficasse sem uma coisa dessas :(
    ***

    ResponderEliminar
  9. @O meu mundo: linda, acredita que neste momento há coisas que não saiem de minha casa. Por mais que me custe dizer que não empresto. Já aprendi a lição.**

    ResponderEliminar
  10. @PinkEmotions: concordo plenamente contigo, mas ás vezes pedimos um duas três vezes e nada... e depois ainda passamos por chatas!! lol quanto ás amizades... a mim custou-me imenso mas um dia disse: 'chega! já não faz sentido.' e continuei com a minha vida. tem de ser assim. bjo**

    ResponderEliminar
  11. @RosaPirosa: epá, se ela não se importasse com o meu suposto herpes estava lixada... poderia inventar a desculpa mais descabida mas acredita que não a deixava usar! bjoca**

    ResponderEliminar
  12. @justscarllet: eu quando peço algo a alguém tento devolver o mais rápido possível! acho que cada vez tenho mais razão: as subtilezas têm de ficar em casa... agora quando tenho essa sensação digo logo que não empresto e quando posso adiciono um motivo sentimental, do género: não leves a mal mas foi a última prenda que a minha tia me deu... eu sei que a ética disto é discutível... :-) beijinho**

    ResponderEliminar
  13. @Ana s: eu tb fiquei super chocada! Alçiás eu só peço para usar o batom de outra pessoa quando tenho muita confiança com essa pessoa e quando sei que n tem herpes (n quero ficar com os meus lábios arrabentadinhos, no way!) felizmente ela depois n quis usá-lo! lol quanto ao batom que quase 'perdi' nem imaginas o que me martirizei por o ter emprestado. Um dia passei-me e quando ele me disse 'esuqeci-me', eu disse: 'vamos lá a tua casa então!' teve de ser. beijinhos linda**

    ResponderEliminar
  14. ah pois, às vezes temos mesmo de nos impor :)
    ***

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário :)

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...