terça-feira, 26 de abril de 2011

Makeup Classroom: 'Estranha forma de olhar'

Fonte: National Geographic, fotografia: Steve McCurry
Há olhares que mudam o mundo... não necessariamente o mundo todo mas o meu ou talvez o vosso. 'Estranha forma de olhar' o desta, na altura, adolescente Afegã. E se os olhos forem mesmo o 'espelho da alma', então o melhor a fazer é conhecermos a fisionomia dos nossos olhos e tirar o melhor partido deles. Assim, o 'espelho da alma' reflectirá o que de melhor existe dentro de cada um de nós...

[Se continuar a escrever clichés tão profundos qualquer dia convidam-me para escrever numa revista cor de rosa qualquer...]

Nota: Este post é um pouco longo... por isso, estejam à vontade para saltarem para a parte que corresponde à vossa forma de olhos.

O que é que os teus olhos dizem?

Os meus olhos dizem muito sobre mim: esmorecem quando estou triste, humedecem quando estou comovida, traiem-me quando não digo a verdade toda, ficam vazios quando não gosto de alguém e brilham quando eu estou feliz...

A maquilhagem é para ser usada SEMPRE em nosso favor. Qualquer dia sai um decreto a dizer que é 'ESTRITAMENTE PROIBIDO' usarmos maquilhagem em vão! Por isso, vamos parar de pregar rasteiras a nós mesmas e começar a 'desenhar' o nosso olhar de acordo com os nossos olhos e com quem queremos ser:  

a) mulher glamorosa e cheia de confiança;
b) empresária de sucesso super elegante;
c) mulher provocadora e sexy;
d) Menina tímida e inofensiva
e) e tantas outras 'pessoas'! lol

Diferentes formas

A forma dos olhos, o tamanho da nossa pálpebra, a distância entre eles são factores, entre outros, a ter em atenção ao maquilhar os olhos. O objectivo é sempre maquilhá-los de forma a favorecê-los - não o contrário! - e para isso basta compreender alguns princípios básicos.

Pálpebra

A pálpebra varia de pessoa para pessoa. O olho da esquerda (imagem  em baixo) tem uma pálpebra superior saliente  portanto deve-se criar a ilusão de um côncavo mais acima (desenhando um côncavo um pouco mais marcado - acima do côncavo natural - com sombras mais escuras.) O iluminador deve ser colocado apenas abaixo do osso da sobrancelha (não em toda a área da pálpebra móvel). Estes truques criam a ilusão de uma olho maior e mais desperto.




A pálpebra superior do olho da direita é profunda - desde da sobrancelha até ao côncavo - e tem bastante área de pálpebra móvel, o que torna este tipo de olho num bom candidato para um eyeliner mais grosso, mais evidente - uma linha de contorno de olho mais espessa.  A maior parte da maquilhagem de olhos é mais fácil de fazer neste tipo de olho, no entanto talvez seja necessário definir o côncavo.

Tipo: olhos pequenos ou próximos

Característica: O espaço entre os olhos costuma ser aproximadamente da largura de UM olho. Os olhos que estão mais próximos que esta medida são considerados olhos muito próximos.

imagem: Jemma Kidd

Como maquilhar: Para criar a ilusão de que os olhos estão mais afastados deve-se (1) aplicar uma sombra clara/iluminador no canto interno do olho e em 3/4 da pálpebra (direção canto externo do olho). (2) De seguida, deve-se aplicar uma sombra mais escura no canto externo do olho e esfumar a sombra para fora de modo a 'esticar' o olho - criar a ilusão de olho maior. (3) O iluminador deve ser colocado no canto interno do olho e ossos da bochecha. (4) Os olhos devem ser delineados apenas no canto externo do olho (tanto em cima como em baixo) e o (5) contorno criado deve ser esbatido no sentido interno - para definir suavemente.

Tipo: olhos afastados

Característica: Se o espaço entre os olhos é maior que a largura de UM olho, então são considerados olhos afastados.

Imagem: Jemma kidd
Como maquilhar: Para criar a ilusão de que os olhos estão um pouco mais próximos (1) deve-se aplicar uma sombra escura na parte interior/canto interno do olho e (2) esfumar - utilizando uma sombra mais clara - no sentido do canto externo do olho. (3) A linha do côncavo deve ser salientada através da utilização de uma sombra mais escura. Essa linha deve ser mais intensa na parte interna do olho  e mais esbatida, menos evidente à medida que se aproxima do canto externo - NÃO se deve estender além do canto externo! (4) O rímel deve ser mais intenso nas pestanas da parte interna do olho - chamando assim mais atenção para essa zona.

Tipo: olhos 'profundos'

Característica: Este tipo de olho parece que está 'sugado' - côncavo profundo - e geralmente o osso da sobrancelha é bastante saliente. 


Imagem: Jemma Kidd

Como maquilhar: Para 'trazer' os olhos para a frente deve (1) aplicar-se uma sombra clara/iluminador na pálpebra móvel até um pouco acima do sítio onde está a covinha (perto do côncavo). (2) A seguir deve-se esbater uma sombra cor média - nem escura nem clara - no côncavo. (3) O iluminador deve ser aplicado em toda a extensão da pálpebra superior até ao osso da sobrancelha. (4) Defina o olho - apenas parte superior - com um linha muito fina.

Tipo: olhos salientes

Característica: Tipo de olhos que sobressaiem, que saltam da órbita ocular! Quase como se estivessem em estado constante de alerta /surpresa...

Imagem: Jemma Kidd
Como maquilhar: Para criar ilusão de olhos menos salientes (1) deve-se usar uma sombra cor escura na pálpebra móvel e junto às pestanas inferiores - APENAS no canto externo. (2) O iluminador é aplicado APENAS abaixo da linha da sobrancelha. (3) Deve-se definir a parte superior do olho e esbater com um pincel de modo a 'misturar-se' com a sombra escura aplicada previamente.

Tipo: Pálpebras descaídas

Característica: Quando parece que a pálpebra cai, quase que aprisionando a pálpebra móvel.


Imagem: Jemma Kidd
Como maquilhar: Para criar a ilusão de olhos mais despertos e maiores, é necessário minimizar o aspecto de pálpebra descaída. (1) Deve-se aplicar uma sombra iluminadora em toda a extensão do olho. (2) De seguida, aplica-se uma sombra escura desde a linha das pestanas até um pouco acima da linha do côncavo. (3) Para dar definição ao olho, aplica-se a sombra cor escura junto às pestanas inferiores. Este tipo de olhos fica super bem com um olho bem definido (parte superior e inferior).

Tipo: Olhar descaído

Característica: Carinhosamente, apelidado de olhos de cachorrinho - porque parece que o olhar está sempre triste.

Imagem: Jemma Kidd
Como maquilhar: Como este tipo de olhos 'cai' um pouco nos cantos externos é necessário levantar o olhar. Para criar a ilusão de um olhar mais levantado deve-se (1) colocar uma sombra cor média - nem escura nem clara - em toda a extensão da pálpebra, mesmo até ao osso da sobrancelha. (2) No côncavo deve aplicar-se uma sombra de cor mais escura, levantando um pouco essa linha (ou esbatendo para cima) assim que se aproxima do canto externo do olho. (3) O iluminador deve ser colocado no canto externo do olho. (4) O delineador deve começar no centro do olho até ao canto externo (parte superior do olho), esbatendo (para cima mas pouco) essa linha - ao fazer isto o olhar fica alongado e levantado. (5) Quem tem este tipo de olhos pode utilizar sombra junto ás pestanas inferiores mas deve parar antes de chegar ao canto externo do olho. (6) O rímel deve ser aplicado com mais intensidade no centro - concentrar a atenção nas pestanas do canto externo irá acentuar o olho descaído.

No Domingo maquilhei uma menina que tinha os 'olhos tristes'... é incrível como estas dicas fazem diferença. Espero que este post tenha sido útil :-) 


Ps - Hoje foi dia de cara lavadinha e soube tão BEMMMMMMM! 

 See you later babies
***





17 comentários:

  1. Bem, isto sim é um boa aula!! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Excelente post! Aprendi imenso! Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. espetacular esta aulinha, para não variar.
    aquilo a que chamam hooded eye são os da pálpebra deescaída? ou nem por isso?

    ResponderEliminar
  4. Isto já deve parecer secante, mas cada post é mais útil do que o outro. Eu acho que tenho o olhar do cachorrinho mesmo =(

    ResponderEliminar
  5. @RosaPirosa: Sim, são os chamados hooded eyes... ontem quando escrevi o post tinha colocado à frente o equivalente em inglês mas depois pensei: oh, esta informação n vai ser util a ninguem!! lol lol enganei-me. bjo**

    ResponderEliminar
  6. @Philippa, @Fashionista, @PinkEmotions: Obrigada meus amores :-)

    ResponderEliminar
  7. @Madame: Obrigada linda :-) fico com o coração derretido com conheço alguem com olhar de cachorrinho, parece que estão infinitamente tristes e só me apetece começar a distribuir abraços! lol agora tens umas dicas para tranformar esse olhar num olhar de matadora! lol bjo**

    ResponderEliminar
  8. epah onde é k aprendeste isto tudo?! ta xalente!

    ResponderEliminar
  9. Muito bom post! Muito bom meeeesmo! Obrigada por todas as dicas :) É muito útil saber estas coisinhas, não só para nos favorecermos a nós próprias como a outras pessoas que costumamos maquilhar :)
    ***

    ResponderEliminar
  10. @Helena: só quando li o teu comentário é que me apercebi que n tinha colocado o sitio onde fui buscar a informação (livro de maquilhagem da Jemma Kidd). sorry :-(

    ResponderEliminar
  11. @Ana: baby, estou aqui para servir-vos! lol lol obrigada linda **

    ResponderEliminar
  12. Olá! é a primeira vez que visito o teu blog e do que ja vi até agora gostei! Então esta "aula" sobre o tipo de olhar adorei! Os meus olhos são do tipo saliente...um dia destes tenho de experimentar a técnica que mencionaste ;) bjs

    ResponderEliminar
  13. Olá querida!

    Muito interessantes as tuas revisões!!! Já aprendi muito contigo!!!!

    Fiquei mesmo interessada em comprar o livro da Jemma Kidd!!!

    Não existe o livro traduzido?

    Eu estive a fazer uma pesquisa e encontrei dois livros:

    Make up masterclass beauty

    MAKE UP

    (http://pesquisa.fnac.pt/search/quick.do?text=Jemma+Kidd&category=book&bl=HGLIrera&AID=&submitbtn=Ok)

    Podes aconselhar-me qual o mais indicado!

    Muito obrigada!!!

    ResponderEliminar
  14. @Lady Tahira: Olá honey, sim ,) tenho uns quantos para te aconselhar ;) se puderes envia-me o teu email (eu não publico esse comentário) e eu envio-te as minhas sugestões para lá ;)

    bjinho**

    ResponderEliminar
  15. Querida, já enviei o meu e-mail!!!

    Vou ficar a aguardar!

    Muito obrigada pela tua disponibilidade!!!

    Adoro as tuas resenhas e a forma como preparas os teus postes, vê-se que te dedicas mesmo! E isso faz toda a diferença!

    ResponderEliminar
  16. Conheci o teu blog há pouco tempo e só hoje é que me dei ao trabalho de investigar a fundo... GRANDE ERRO! Sinto que vou passar o resto do meu dia aqui enfiada a absorver todo o conhecimento que passas ás tuas seguidoras! Parabéns =) estou a adorar. Bju

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário :)

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...